"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Setembro Amarelo - Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio



Já que estamos no mês de setembro, neste post eu vou falar de um assunto que realmente me sensibiliza e muito: o suicídio. Foi pensando neste assunto que criaram o "Setembro Amarelo".
"Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015 [devido ao dia mundial de prevenção ao suicídio, 10 de setembro] por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. (site Setembro Amarelo: http://www.setembroamarelo.org.br/ ). Outro objetivo do Setembro Amarelo é quebrar o tabu e o preconceito que existem envolvendo o suicídio.
No Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa comete o suicídio, ou seja, diariamente são cerca de 32 casos no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos anuais. 90% desses casos podem ser evitados. São vários os motivos que podem levar alguém ao suicídio, tais como doença mental (ou depressão), abuso de álcool e drogas, bullying, desestrutura familiar, perdas recentes, abusos e maus-tratos, fatores genéticos, cobranças sociais, desemprego, fracasso amoroso, doenças, falência financeira, culpa, remorso, ansiedade, medo, fracasso, humilhação, religião, cultura, ambiente, etc.
Nunca subestime os sintomas de depressão. Se você sofre de depressão, peça ajuda e impeça que ela (depressão) se transforme em tendência suicida. Se você tem alguém mais próximo que sofre de depressão, ajude-o, porém nada de julgamentos ou condenações. Recomendo que leia a reportagem do site "Justificando" do portal Carta Capital (o link está no final deste post)

O quadro a seguir foi exibido através da fanpage humorística Artes Depressão no Facebook que deu trégua nas piadas com pinturas para falar sério (clique na imagem para visualizar melhor) sobre o suicídio. Outra coisa interessante que devemos ler para quebrar o tabu e o preconceito.



Veja também em outras páginas:

SITE JUSTIFICANDO (CARTA CAPITAL) - Tabu, saúde pública e estigma: notas do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
http://justificando.cartacapital.com.br/2017/09/10/tabu-saude-publica-e-estigmua-notas-do-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio/

Curta o Setembro Amarelo no Facebook:
https://www.facebook.com/setembroamarelo

Curta o CVV - Cenro de Valorização da Vida no Facebook:
https://www.facebook.com/cvv141/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil