"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 12 de abril de 2017

"Céline", a cinebiografia não-autorizada da cantora Céline Dion


O Canal Viva vem exibindo o filme "Céline" (Canadian Broadcasting Corporation, 2008), uma cinebiografia não-autorizada da cantora canadense Céline Dion produzida para a TV. O filme retrata a vida e a carreira de Céline Dion, da infância pobre ao estrelato. "Céline" chegou ao Brasil em DVD pela California Filmes.
Céline Marie Claudette Dion nasceu em Charlemagne, uma vila da província de Quebec, no Canadá. O Quebec é a única província canadense com uma maioria francófona, ou seja, onde se fala francês (79%) e uma minoria anglófona, onde se fala inglês (8,3%). A família de Céline faz parte da população francofônica.
Filha mais nova de 14 filhos de Thérèse, dona de casa, e Adhemár Dion, açougueiro, ambos de ascendência franco-canadense, a pequena Céline (nesta fase vivida pela Jodelle Ferland que posteriormente seria famosa pela personagem Bree Tanner no filme "A Saga Crepúsculo: Eclipse") estudava em um colégio de freiras onde sofria bullying de seus colegas pela sua aparência física e pelo seu mau desempenho nos estudos. Ainda criança, cantava junto com a família em um bar comprado pelo pai chamado Le Vieux Baril (O Velho Barril). Com o bar destruído pelo incêndio, aos 12 anos, Dion gravou uma fita cassete e seu irmão, Michael, enviou a gravação a um gerente de artistas na indústria musical e futuro marido da cantora, René Angélil (1942-2016), cujo nome foi descoberto na contracapa de um disco da Ginette Reno, uma cantora muito conhecida no local. A princípio, Angélil foi relutante, mas, ao ouvir a voz de Dion, se emocionou e decidiu torná-la uma estrela. Em 1981, ele hipotecou sua casa para financiar o primeiro disco da cantora mirim, que se tornou o mais vendido no mercado local e transformou Céline numa estrela instantânea em Quebec.
O sucesso na Europa, Ásia e Austrália veio quando Céline Dion representou a Suíça e venceu no Festival Eurovisão da Canção 1988 (foi nessa mesma edição onde a cantora belga Lara Fabian, então desconhecida mundialmente, também participou representando Luxemburgo e interpretando uma canção em francês intitulada "Croire").
Embora o filme mostre a cantora Céline Dion (vivida por Christine Ghawi) cantando apenas músicas anglofônicas, na vida real, durante os anos 1980, a própria biografada havia gravado uma série de discos em francês. Dois anos após aprender inglês, em 1990, Dion fez sua estreia no mercado neste idioma com o disco "Unison" lançado pela CBS Records/Sony Music. Ela teve a colaboração de Vito Luprano e do produtor canadense David Foster no seu álbum, além de muitas outras pessoas conhecidas do ramo musical. "Where Does My Heart Beat Now" se tornou o primeiro single de Dion a alcançar o top 10 na parada Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, ficando na quarta posição. O álbum estabeleceu Dion como uma cantora em progresso nos Estados Unidos, na Europa Continental e Ásia.
No longa, sua vida sentimental também é abordada. Durante anos, Céline Dion e o empresário René Angélil mantiveram um relacionamento romântico secreto com medo da forte desaprovação do público pela extensa diferença de idade (Angélil era 26 anos mais velho que a cantora). Céline Dion continua sendo uma artista canadense que mais vendeu discos pelo mundo. Entre os sucessos de sua trajetória musical, trilhas sonoras de filmes como "Beauty And The Beast" em dueto com Peabo Bryson para a animação "A Bela e a Fera" da Disney e "My Heart Will Go On", de "Titanic". Ao contrário do que muitos pensam, em nenhum momento Céline Dion participou desse filme. Quem estiver curioso para assistir, acesse o YouTube e procure por "Celine filme" e encontrará a versão dublada e dividida em 4 vídeos/partes. O longa tem duração de 90 minutos. Um filme agradável de ver.

 Jodelle Ferland no papel de Céline Dion aos 12 anos.


A atriz Christine Ghawi no papel de Céline Dion

Céline Dion (Christine Ghawi) e René Angélil (Enrico Colantoni)

Fontes:
Lista de dubladores (Estúdio Gemini Media):

Um comentário:

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil