"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 28 de março de 2017

"Humano Demais - A Biografia do Padre Fábio de Melo"

"Humano Demais" - A verdade é libertadora

No início desse ano eu acabei de ler "Humano Demais - A Biografia (autorizada) do Padre Fábio de Melo" (Globo Livros, 2016) do jornalista e amigo Rodrigo Alvarez, correspondente internacional da TV Globo. E hoje, ainda no período da quaresma, vou fazer um comentário simples sobre o livro.
O sacerdote foi bem corajoso e sincero em revelar fatos sobre sua vida neste livro, distanciando-se da ideia de mostrar apenas o lado agradável. Aqui ele se iguala aos fiéis ao dar seu testemunho e nos encoraja a fazer o nosso exame de consciência, o autoanálise da nossa vida, embora "Humano Demais" seja mais uma biografia nas livrarias sem intenção alguma de ser um autoajuda.
A infância paupérrima, o sonho da Dona Ana, a mãe, de ter um filho padre, o sofrimento com o alcoolismo de seu pai e de seus irmãos, os namoros, a quebra de voto de castidade antes de se tornar padre, a desistência do sacerdócio que, por pouco, não aconteceu, a morte da irmã em um acidente de ônibus e a luta contra hepatite aguda que quase o matou em 2007. O nome do livro foi inspirado em um de seus sucessos, "Humano Demais", gravado originalmete em 2005 para o álbum homônimo lançado pela Paulinas/COMEP. O título da canção é uma referência ao livro "Humano, Demasiadamente Humano?" do filósofo ateu Friedrich Nietzche (1844-1900).
Para rir com as piadas e travessuras do biografado que não foram poucas, chorar e se emocionar com momentos tristes e tocantes. Eu adorei e faço questão de reler. 🙇


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil