"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Especial Roberto Carlos em Santa Catarina - parte 3 - curiosidades

Capítulo de hoje: As curiosidades e as conquistas que fizeram de Roberto Carlos o rei da MPB.

#RobertoCarlosEmBalneárioCamboriú



Conhecido pelas suas obras, pela sua voz e pelo excesso de conservadorismo na maneira de conduzir sua vida e sua carreira, Roberto Carlos ao longo dos anos teve uma vida de inúmeras glórias, especialmente entre meados da década de 1960 e metade da década de 1980. Mesmo que nos últimos anos ele viva só de CD's repetitivos de regravações ao vivo de suas antigas canções, seu legado na música é inapagável e o cantor está na lista de artistas atemporais do Brasil. O rei não pensa em parar: quer continuar com o pé na estrada e os incomodados que se incomodem. Sua vida é a música. A seguir, algumas curiosidades sobre o cantor, umas as que a gente está careca de saber e é sempre bom lembrar e outras que nem eu sabia, e provas do seu reinado na música popular brasileira. Esse cara é Roberto Carlos.




*Um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, liderou o primeiro grande movimento de rock feito no Brasil, batizado pelo programa Jovem Guarda (TV Record) surgido no dia 22 de agosto de 1965 no Teatro Record localizado na rua da Consolação e apresentado pelo próprio Roberto.
*Roberto Carlos é um dos artistas mais aclamados do Brasil. O título de rei veio em 1965 no programa "A Hora da Buzina" apresentado pelo Chacrinha (1917-1988) na extinta TV Excelsior. O apresentador chamou a mãe, "Lady" Laura (1914-2010), para coroar o filho ilustre como "o rei da juventude".(fotos acima)
*Aos seis anos, Roberto Carlos entra para o colégio de freiras Cristo Rei, de sua cidade.
*Foi nesse colégio que o pequeno Roberto ganhou de sua primeira professora, a irmã Fausta, um medalhão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus que o acompanha até hoje.
*Sua primeira apresentação foi aos nove anos de idade num programa infantil da rádio de sua cidade natal, Cachoeiro do Itapemirim (ES) (Rádio Cachoeiro ZYL-9). A primeira música cantada pelo pequeno Roberto foi o bolero "Amor y Más Amor" de Fernando Borel
*Ainda criança, Roberto recebia balas de recompensa pela suas apresentações.
*Caçula de quatro irmãos, seu apelido de infância era Zunga ou Zunguinha
*O sonho da mãe, "Lady" Laura, era que o filho se tornasse médico, mas o garoto teimava que queria ser cantor.
*Depois de ter se mudado para o Rio de Janeiro com a família, Roberto se matriculou em um curso de datilografia pois tinha que arrumar um emprego para ajudar nas despesas
*Mas a paixão pela música não havia desaparecido. Segundo o livro "Almanaque da Jovem Guarda", com apenas alguns dias de curso, Roberto Carlos já estava tocando "Tutti Frutti" (de Little Richard e Dorothy LaBostrie) em uma das salas de aula quando um amigo chamou Otávio Terceiro, que também estudava datilografia e era produtor do programa Teletur da TV Tupi. Ele ouviu, gostou e levou Roberto para cantar a mesma música na TV.
*Ainda segundo o livro "Almanaque da Jovem Guarda", a princípio o pai Robertino Braga (1896-1980) não aprovou muito a inclinação do filho adolescente para a carreira de cantor, e somente concordou após pensar muito com a condição de que ele não largasse os estudos.
*Em 1957, ingressou no grupo de rock The Sputniks, cantando com Tim Maia (1942-1998). Após um desentendimento por ter se apresentado sozinho no programa de Carlos Imperial (1935-1992), este que tratava o futuro rei como "Elvis Presley brasileiro", Roberto deixou o grupo e, no ano seguinte, a convite do Imperial, entrou para o grupo Os Terríveis.
*No ano seguinte, Roberto Carlos conseguiu o emprego de crooner na Boate Plaza em Copacabana cantando samba-canção e bossa nova.
*Em 1958, Roberto Carlos atuou como figurante nos filmes "Aguenta o Rojão", "Alegria de Viver" e  "Minha Sogra É Da Polícia" e, em 1961, "Esse Rio Que Eu Amo".
*Depois de uma peregrinação por várias gravadoras, em 1959, Roberto Carlos lançou "João e Maria/Fora do Tom", um compacto simples pela Polydor (Universal Music). O compacto não fez sucesso e o contrato com a gravadora foi desfeito. Roberto Carlos ficou bastante decepcionado e chegou a pensar em voltar aos estudos, mas Carlos Imperial o incentivava a não desistir
*Dois anos depois, ele lançava o primeiro disco, "Louco Por Você" pela Columbia (hoje selo subsidiário da Sony Music).
*Porém, a volta por cima aconteceu com "Splish Splash" (música original de Bobby Darin e Murray Kaufman e versão em português de Erasmo Carlos), álbum de 1963 no qual surgiu a parceria com o Erasmo Carlos nas composições. Roberto conquistou as paradas e ganhou reconhecimento.
*Em 1966, no auge do sucesso, Roberto Carlos recebia em média 300 cartas de por semana, um recorde para a época. Tanto que o fato chegou a despertar inveja de Hebe Camargo (1929-2012) e Elis Regina (1945-1982).



*Em 1968, Roberto Carlos foi o primeiro cantor brasileiro a vencer o Festival de San Remo na Itália, defendendo "Canzone Per Te" (de Sergio Endrigo e Sergio Bardotti)
*Durante os anos 70, Roberto Carlos costumava a vender mais de 1 milhão de discos a cada novo lançamento.
*Roberto Carlos conquistou em 1982 o prêmio Globo de Cristal oferecido pela gravadora CBS aos artistas que, como ele, vendiam mais de 5 milhões de cópias fora de seu país de origem com discos lançados em espanhol, inglês, italiano e francês.
*Em 1988, o cantor conquista, nos Estados Unidos, o Grammy de melhor cantor-latino americano. No ano seguinte, atinge o topo da parada latina da Billboard.
*Em 1994, Roberto Carlos conseguiu bater os Beatles em vendagens na América Latina, vendendo mais de 70 milhões de discos.
*Segundo a ABPD, Roberto Carlos é o terceiro artista na lista dos maiores recordistas de vendas de discos no Brasil com mais de 120 milhões de cópias, perdendo para a dupla sertaneja Tonico (1917-1994) e Tinoco (1920-2012) que ultrapassou 150 milhões de cópias e do paulista Morris Albert com 160 milhões.
*Está no Guiness: Roberto Carlos é o cantor brasileiro que mais ganhou discos de Ouro, (21), Platina, (20) e Duplo de Platina, (20), num total de 61. Cada disco de Ouro equivale a 100 mil cópias vendidas, o de Platina a 250 mil e Duplo de Platina a 500 mil. Todos o discos de ouro e discos de platina que já ganhou juntos equivalem a uma volta completa em torno do Maracanã!
*Ao negociar com a TV Globo em 1974, a princípio, planejavam um programa televisivo semanal para o cantor, mas, já que Roberto preferiu ter mais tempo para shows pelo Brasil (e pelo mundo) afora, aceitou o especial anual.
*Na década de 1970, Roberto Carlos era sucesso absolutíssimo. Tanto que a gravadora dele, a antiga CBS (hoje Sony Music), não permitia que suas músicas fizessem parte das novelas, mesmo que a partir de 1974 ele tivesse um contrato com a TV Globo, porque não queriam perder o seu "xodó" nem para a Som Livre, nem para a gravadora alguma.
*Porém, em 1972, Roberto Carlos em parceria com Erasmo Carlos compôs as doze músicas para a trilha sonora nacional da novela "O Bofe" de TV Globo gravadas por vários artistas, entre eles, o próprio Erasmo na faixa "Madame Sabe Tudo".
*Inclusive, no final desse mesmo 1972, a antiga Philips (hoje Universal Music) que, segundo o Nelson Motta em seu livro "Noites Tropicais"(Editora Objetiva, 2000), era a TV Globo (ou a velha TV Record dos musicais) das gravadoras, publicou um anúncio de fim de ano para os jornais e revistas com a foto de seus artistas reunidos (como Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Maria Bethânia, Nara Leão, entre outros) e uma frase provocativa à concorrente: "só nos falta o Roberto".
*Em 1991, com a fusão da CBS com a empresa japonesa Sony, as canções na voz de Roberto enfim foram liberadas para as novelas. E sua "estreia" se deu justamente numa trama de Gilberto Braga, "O Dono do Mundo", com "Super-Herói" (de Roberto e Erasmo).
*Roberto Carlos evita o número 13, em especial dos quartos de hotel e das poltronas de avião e tampouco faz show em um dia 13. Contudo, se contássemos, adivinhe quantas letras tem o nome "Roberto Carlos"? Uia!
*A casa onde Roberto Carlos nasceu fica na rua João de Deus Madureira, em Cachoeiro do Itapemirim, no bairro do Recanto. A casa tem três quartos.
*Roberto Carlos é o artista que está há mais tempo em uma gravadora (CBS / Sony Music): 54 anos!

Fontes:
*Revista Guia da TV Especial (Roberto Carlos), edição nº14 - 2014
*Musicaria Brasil
*Letras.com.br
*Mulher Virtual
*DC Set
*Canal Viva
*Almanaque da Jovem Guarda, de Ricardo Pugialli, Ediouro Publicações, 2006
*"Roberto Carlos por Ele Mesmo", de Lázaro Martins, Editora Martin Claret, 1994

Na próxima semana: A breve aparição de uma certa fã no jornal local (link seguinte). Até lá! :*
http://jotadejeane.blogspot.com.br/2016/09/especial-roberto-carlos-em-santa_8.html

Vejam outros posts da série "Especial Roberto Carlos em Santa Catarina:
http://jotadejeane.blogspot.com.br/search/label/Especial%20Roberto%20Carlos%20em%20SC





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil