"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Rildo Hora e Patrícia Hora - "Eu e Minha Filha"

Capa do CD "Eu e Minha Filha" (pintura de Lusinete da Hora)

Quem acompanhou, viu que o lançamento do CD "Eu e Minha Filha" de Rildo Hora e Patrícia Hora foi o mais falado aqui no meu blog durante um mês ou pouco mais. Pois bem: exatos 11 dias antes do Natal (manhã de segunda-feira, 14 de dezembro de 2015), Papai Noel chegou mais cedo à minha casa. Explicando melhor, recebi pelo correio o CD mandado pelo próprio músico Rildo Hora de lá do Rio de Janeiro. \o/ De brinde, autografo dele e da filha Patrícia Hora. \o/ \o/ Abri o encarte de manhã, mas só pude escutar com tranquilidade à noite (com salgadinho Doritos que eu amo). Ao ouvir, me senti no show de lançamento de "Eu e Minha Filha" que houve no dia 11 de novembro no Teatro Maison de France, no centro do Rio de Janeiro (eu nunca fui ao Rio, tampouco pra fora do Sul do Brasil). É a primeira vez em 35 anos que o gaitista, arranjador e produtor musical grava um disco cantando (eu ainda não tive a oportunidade de ouvir o álbum "Rildo Hora e Sérgio Cabral" lançado pela RCA Victor, atual Sony Music, em 1980). Os das décadas seguintes foram trabalhos instrumentais. Talento como cantor ele também tem, quem o ouviu cantando, sabe muito bem. Não foi à toa que Rildo Hora entrou pra minha lista das vozes preferidas da música em uma postagem de 2012 (clique aqui). O mais recente CD também marca como o primeiro da carreira da filha Patrícia Hora, que canta desde os 14 anos. Porém, engana-se quem acha que é a primeira vez que a lindinha sola em um disco. No álbum "Poeta da Cidade" de Martinho da Vila, a voz feminina da faixa "Três Apitos" é dela. Como também é o primeiro CD que eu tenho do meu músico pernambucano preferido aqui em casa em Itajaí, Santa Catarina! Como se vê, a família Hora está unida neste disco maravilhoso: Lusinete da Hora, esposa do Rildo, fez a pintura para capa do CD. Misael da Hora, o filho do Rildo e Lusinete, toca piano e teclado em algumas faixas. E Ziraldo, o caçula, é o empresário do pai e da irmã.

O papai maestro e a filha gata: Rildo Hora e Patrícia Hora na noite de autógrafos do lançamento do álbum "Eu e Minha Filha" (foto de Cristina Granato / Reprodução Facebook)

Algumas músicas do CD eu já tinha ouvido ou conhecido em versões originais. Uma das primeiras músicas que ouvi da autoria da dupla Rildo Hora e Sérgio Cabral pai foi "Visgo de Jaca", originalmente na voz de Martinho da Vila através do álbum "Canta, Canta, Minha Gente" (RCA, atual Sony Music, 1974). Em 2009, este samba-bossa foi gravado pela cantora Céu. "Anda, Sai Dessa Cama" foi lançado primeiramente nas vozes do grupo MPB-4 para o projeto infantil "Você Não Me Pega" (clique aqui). "O Beijo Que Te Dei" (ou)vi através de um vídeo caseiro com o Rildo tocando violão e a Patrícia cantando publicado no YouTube que, infelizmente, foi excluído, mas, por sorte, eu copiei pro meu pen-drive.  Foi a primeira vez que vi a gata solando! ♡♡♡. A letra desta música, conforme a Patrícia havia me dito em uma rede social usando a conta do pai, serviu de inspiração para a pintura da capa do CD feita pela esposa do Rildo, Lusinete da Hora. Se fosse aposta, eu acertaria, pois foi o que eu imaginei desde o começo. "Perfume e Flor" eu escutei quando eu fiz uma loucura de ir ao computador da sala na madrugada de sábado de aleluia para domingo de Páscoa de 2011 pela internet (eu nem sonhava em ter um smartphone) para ouvir uma reprise de um programa da Rádio Nacional AM lá do RJ não lembro qual era o nome, mas que passava originalmente aos sábados ao meio-dia e reprisava à meia-noite. Naquele sábado de feriadão,  Rildo Hora e Patrícia Hora eram os convidados principais desse programa e, do repertório, cantaram "Perfume e Flor" em dueto na canção, apenas em suas vozes e violão. Não deu para ouvir o programa inteiro à tarde, porque eu tinha que almoçar e lavar a louça, mas de madrugada eu o ouvi todinho, na maior tranquilidade. E é claro, "Meninos da Mangueira" que eu já conhecia com Ataulpho Alves Jr.
Agora falando de algumas outras músicas do CD. Fã de poemas, Rildo Hora musicou "Verdade", poesia de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Esta versão melódica abre o disco e imagino que também abre o show graças à construção bem criativa do arranjo. Já pensou que bacana?
O curioso está em "Canção de Amor Dos Beatles" (de Rildo Hora e Ronaldo Bastos). O arranjo tem um clima daquela fase mais madura e eclética do quarteto britânico e a letra faz lembrar os versos de "In My Life" (de John Lennon e Paul McCartney). Mezzo-soprano, Patrícia Hora encerra a canção em grande estilo: ela faz um vocalize e finaliza atingindo a nota Si 5!
Ainda falando na Patrícia: chega o momento do CD em que os holofotes são apontados para ela. Além de "O Beijo Que Te Dei", a cantora sola "A Mulher Madura" (de Rildo Hora e Affonso Romano de Sant'Anna).
Inspirações nordestinas, a origem do músico, não faltam neste disco. Provas disso são as faixas "Gotas de Sal" (por que não?) da autoria de Rildo Hora e Zélia Duncan, com a brilhante participação desta, a já citada "Perfume e Flor" (de Rildo Hora e Luciana Cardoso), "Belinha" (de Rildo e Humberto Teixeira) que tem uma abertura "jobiniana" e "Vida Disparada" (de Rildo e Fausto Nilo).
É logico que samba e choro não poderiam ficar de fora. Além dos citados no começo do texto, estão "Coração Apaixonado" (de Rildo Hora e Dona Yvonne Lara), "Chorinho Reluzente" (de Rildo e o saudoso Luiz Carlos da Vila), a lindíssima "Quando" (de Rildo e Nelson Sargento) e o sambão "Quem Me Ensinou" (de Rildo Hora e Nei Lopes).
O CD "Eu e Minha Filha" é lançado de forma independente e não é em qualquer lugar que se encontra (snif, snif...). Inclusive houve um visitante que me perguntou nos comentários em um dos posts daqui do blog onde se encontrava o CD. Na Livraria da Travessa e Livraria Cultura (nenhuma das duas existe aqui em Santa Catarina). A distribuição está sendo feita pela empresa cultural Sonora. - Tel: (21) 2524-9846. E-mail: contato@sonoramusica.com.br
Já está disponível no Spotify e na Rdio o CD "Eu e Minha Filha" em streaming. É só se cadastrar usando a sua conta no Facebook (Pelo computador, ambos os sites são gratuitos. Pelo aplicativo no celular tem que desembolsar uma graninha pra ouvir à sua escolha).

E não para por aí: conforme eu li no Jornal O Dia, ainda haverá mais 2 CD's da série "Eu E Minha Filha"!

Anna  (do filme de animação "Frozen" da Disney )

Para descontrair um pouco... fiz este meme  abaixo como prova de o quanto eu gostei do CD!
(por coincidência esta foto foi da cena em que o personagem Chaves se apaixonou à primeira vista pela xará da filha do Rildo Hora. Adoro esse episódio!)


E viva a cultura carioca do qual eu sou fã, especialmente pelo samba! Valeu, Rildo e Patrícia! Valeu, Rio de Janeiro, aquele abraço! Me encantei pacas por vocês!!! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


"Eu e Minha Filha"
Rildo Hora e Patrícia Hora
(P) 2015 Independente

1- "Verdade"
Música de Rildo Hora
poema de Carlos Drummond de Andrade
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Copyright Carlos Drummond de Andrade
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Piano e teclados: Misael da Hora
Baixo acústico: Jorge Helder
Bateria: Camilo Mariano
Guitarra: Zé Carlos
Flautas, clarinete e saxs (naipe): Dirceu Leite

2- "Visgo de Jaca"
escrita por Rildo Hora e Sérgio Cabral
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda.
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Teclado: Misael da Hora
Baixo: Jorge Helder
Bateria: Camilo Mariano
Cuíca e tamborim: Pretinho da Serrinha
Guitarra: Zé Carlos
Flautas e saxs (naipe): Dirceu Leite

3- "Anda, Sai Dessa Cama"
escrita por Rildo Hora e Martinho da Vila
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa)/ Universal Publishing
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Piano: Fernando Merlino
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano
Cuíca e pandeiro: Pretinho da Serrinha
Flauta, flautim e clarinete: Dirceu Leite

4- "Coração Apaixonado"
escrita por Rildo Hora e Yvonne Lara
vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Warner Chappell
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão: Rildo Hora
Piano: Fernando Merlino
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano
Guitarra: Zé Carlos
Flauta: Dirceu Leite

5- "Gotas de Sal"
escrita por Rildo Hora e Zélia Duncan
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
Participação especial de Zélia Duncan, gentilmente cedida pela Duncan Discos
editora RH Música (Nowa) / Duncan Edições Musicais (DC Consultoria)
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Vocais: Patrícia Hora
Teclados, órgão e efeitos eletrônicos: Misael da Hora
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano

6- "Canção de Amor dos Beatles"
escrita por Rildo Hora e Ronaldo Bastos
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / 3 Pontas (Dubas)
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão: Rildo Hora
Teclados e cama: Misael da Hora
Baixo acústico: Jorge Helder
Bateria: Camilo Mariano
Guitarra: Zé Carlos
Vocal e vocalise: Patrícia Hora
Trompete em Ré e flugel: Nelson Oliveira

7- "Perfume e Flor"
escrita por Rildo Hora e Luciana Cardoso
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Direto
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Piano e teclados: Misael da Hora
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano
Violão de aço: Zé Carlos
Vocal: Rildo e Patrícia Hora

8- "O Beijo Que Te Dei"
escrita por Rildo Hora e Lysias Enio
Vozes: Patrícia Hora (solo) e Rildo Hora
editora RH Música (Nowa) / Nowa
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Piano: Fernando Merlino
Teclado (cama): Misael da Hora
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano

9- "A Mulher Madura"
escrita por Rildo Hora e Affonso Romano de Sant'Anna
Voz: Patrícia Hora (solo)
editora RH Música (Nowa) / Direto
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Piano: Fernando Marlino
Teclado (cama): Misael da Hora
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano
Guitarra: Zé Carlos

10- "Belinha"
escrita por Rildo Hora e Humberto Teixeira
Vozes: Rildo Hora (solo) e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Direto
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão: Rildo Hora
Piano: Misael da Hora
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano
Guitarra: Zé Carlos
Sanfona: Kiko Horta
Vocal: Patrícia Hora

11- "Chorinho Reluzente"
escrita por Rildo Hora e Luiz Carlos da Vila
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Direto
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão: Rildo Hora
Cavaquinho: Henrique Cazes
Piano: Fernando Merlino
Baixo: Jamil Joanes
Bateria: Camilo Mariano
Tamborim: Pretinho da Serrinha
Guitarra: Zé Carlos
Flugel: Nelson Oliveira (solo)

12- "Quando"
escrita por Rildo Hora e Nelson Sargento
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Direto
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão: Rildo Hora
Violão solo (intro): Rildo Hora
Violão de 7 cordas: Carlinhos 7 Cordas
Cavaquinho: Henrique Cazes
Caixinha: Pretinho da Serrinha
Guitarra: Zé Carlos

13- "Quem Me Ensinou"
escrita por Rildo Hora e Nei Lopes
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Fina Flor (Universal Music Publishing)
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão: Rildo Hora
Cavaquinho: Henrique Cazes
Piano: Misael da Hora
Baixo: Jorge Helder
Bateria: Camilo Mariano
Pandeiro e xique-xique: Pretinho da Serrinha
Flautas, flautim, clarinete e sax tenor: Dirceu Leite

14- "Vida Disparada"
escrita por Rildo Hora e Fausto Nilo
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora RH Música (Nowa) / Sony/ATV
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão: Rildo Hora
Teclado: Misael da Hora
Baixo: Jorge Helder
Bateria: Camilo Mariano
Guitarra: Zé Carlos
Sanfona: Kiko Horta
Vocal: Patrícia Hora e Rildo Hora

15- "Os Meninos da Mangueira"
escrita por Rildo Hora e Sérgio Cabral
Vozes: Rildo Hora e Patrícia Hora
editora Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda.
Arranjo e Regência: Rildo Hora
Violão e realejo (gaita): Rildo Hora
Piano: Misael da Hora
Cavaquinho: Zé Carlos
Surdo, pandeiro, tamborim, caixinha e cuíca: Pretinho da Serrinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil