"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Padre Fábio de Melo e Zeca Pagodinho: os melhores álbuns de MPB de 2015 que eu ouvi até agora



Ainda este mês comprei os dois CD's com os quais me encantei : "Deus no Esconderijo do Verso" (Sony Music, 2015) do Pe. Fábio de Melo e "Ser Humano" (Universal Music, 2015) do Zeca Pagodinho.



"Deus no Esconderijo do Verso" traz dez músicas inéditas e quatro releituras, como "Estrela Luminosa" de Altay Veloso que é um tributo à Virgem Maria, "Paciência" de Lenine e Dudu  Falcão que foi o primeiro grande sucesso de Lenine lançado em 1999, "O Vendedor de Sonhos" e "Pra Eu Parar de Me Doer", ambos de Milton Nascimento e Fernando Brant, este que faleceu no mês passado  (12 de junho). Destaque também para as participações de Nana Caymmi na faixa-título, Elba Ramalho em "Oculto e Revelado", Raimundo Fagner em "Perfeita Contradição" ("nem toda a reza é Santa, nem todo o escuro é breu/nem toda a beleza encanta/nem tudo o que tenho é meu... "), Ninah Jo em "Um Mundo Só", Alcione em "Sobre Ganhar e Perder" que é uma lição sobre humildade,  Zeca Pagodinho no samba "Amigo Onde Deus É" e a presença poderosa de Fafá de Belém em "O Tempo Não Espera Ninguém". Pouca gente entende a seleção de repertório, mas as canções escolhidas pelo próprio sacerdote, fazendo justiça ao nome do álbum, mostram que existem um evangelho ou uma reflexão por trás delas. O CD é mesmo um livro auditivo de auto-ajuda, assim como os outros de sua discografia.



Agora falando em outro álbum mais humano da música brasileira e também gravado no estúdio Companhia dos Técnicos, no Rio de Janeiro:"Ser Humano" do Zeca Pagodinho, (muito bem) produzido pelo Rildo Hora. "Amor Pela Metade" (de Dunga e Gabrielzinho do Irajá), releitura da música de Gabrielzinho do Irajá, abre o CD com mais otimismo. A faixa-título (de Claudemir,  Marquinho Índio e Mário Cleide) e "Perdão,  Palavra Bendita" (de Monarco e Mauro Diniz), esta com a participação da Velha Guarda da Portela sempre presente nos discos do Zeca, trazem mensagens incentivadoras de como fazer o bem ao próximo.
Vale ressaltar as participações de Pepeu Gomes (na guitarra em "Mona Lisa"), de Juninho Thybau, sobrinho de Zeca, em "Tempo de Menino", e de Pedro Bismark, famoso pelo papel de Nerso da Capitinga, vivendo o personagem que o consagrou na bem-humorada "Mané, Rala Peito".



https://www.youtube.com/watch?v=JtvLeZDhvjE



https://www.youtube.com/watch?v=ZXTtCESS5bE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil