"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sylvia Kristel, a eterna Emmanuelle


Sylvia Kristel em 2011


Esta semana, a atriz holandesa Sylvia Kristel (Utrecht, 28 de Setembro de 1952), protagonista do clássico erótico francês "Emmanuelle" virou notícia no mundo inteiro, porém nada boa. Ela sofreu derrame cerebral na quinta-feira passada (28/06) em sua casa tendo sido levada, com urgência, para um hospital em Amsterdã. Seu estado é crítico, mas o filho da atriz, Arthur, se mostra confiante: "Gostaria de dizer que ainda há esperanças de que ela se recupere rapidamente, mas precisamos ser realistas".


Sylvia Kristel na década de 70: sua carreira estava no auge


Sylvia Kristel, que iniciou seu trabalho como modelo aos 17 anos, se tornou famosa em 1974 com "Emmanuelle", o seu primeiro filme.O longa pornográfico, do nível softcore, ultrapassou as barreiras do que era aceitável em filmes na época, com suas mais ousadas cenas de sexo e abriu as portas para um cinema erótico mais audacioso. O filme é baseado no livro autobiográfico "Emmanuelle, the Joys of a Woman", escrito em 1959 por Emmanuelle Arsan (Marayat Bibidh, 1932, Bangkok, Tailândia), uma francesa de origem euro-asiática. A atriz entrou em dois outros longas da série: "Emmanuelle 2- A Antivirgem" ("Emmanuelle 2 - L'Antivierge", 1975), e "Adeus Emmanuelle" ("Goodbye Emmanuelle", 1977). Kristel parou de interpretar Emmanuelle nos anos 1980, dando lugar a atrizes mais jovens, embora ela continuasse a fazer aparições nos filmes seguintes no papel de uma Emmanuelle mais velha.


Sylvia Kristel no Brasil

A atriz já esteve no Brasil para fazer um ensaio fotográfico para a revista Status em 1974. Três anos mais tarde, fez uma participação especial na novela da Rede Globo "Espelho Mágico" (1977), tendo como seu guia turístico Edgar Rabelo, personagem de Carlos Eduardo Dolabella. Kristel mais uma vez visitou o Brasil em 1979, o ano em que finalmente o longa "Emmanuelle" de 1974 foi liberado no país.


A atriz hoje

Sylvia Kristel dedica sua maior parte do tempo pintando quadros e vive modestamente em Amsterdã. Sua vida agitada, marcada por luxo, fama, exploração, alcoolismo, vício em cocaína, amores e até câncer na garganta foi retratada em seu livro autobiográfico "Nua" ("Undressing Emmanuelle", como título original), lançado em 2006 na Europa. Há dez anos, Kristel luta contra o câncer que logo se estendeu ao pulmão, mas o tratamento teve que ser interrompido devido ao acidente vascular cerebral.


 Capa do livro autobiográfico "Undressing Emmanuelle", de Sylvia Kristel


"Às vezes eu me pergunto quando é que eles vão parar com 'Emmanuelle'. Pelo visto, nunca, pois o interesse das pessoas continua. Até hoje, no Japão, eu sou chamada para programas de TV ou entrevistas, em que me dão um cachê bom o bastante para pagar meu aluguel, só pra me ouvir falar da personagem"

Sylvia Kristel, em entrevista por telefone ao jornal O Globo, abril de 2011



Sylvia Kristel em 1976


VIDEO: Abertura e encerramento do filme "Emmanuelle" (1974)



http://www.youtube.com/watch?v=cKGnw4LkZFE


VIDEO: Trailer americano de "Emmanuelle - A Antivirgem" (1975)

Poliglota, Sylvia Kristel fala neerlandês, francês, alemão, inglês e italiano. Neste trailer, a atriz fala em inglês para a divulgação do filme (em língua originalmente francesa) "Emmanuelle- A Antivirgem"  para os Estados Unidos.



http://www.youtube.com/watch?v=7Zbu0Ob6XCA



2 comentários:

  1. Sylvia faleceu ontem. Linda e inteligente, deixa lembranças de sensualidade e personalidade forte.

    ResponderExcluir
  2. Linda Sylvia Kristel, com você também se vai uma parte da mocidade da gente, nossa linda juventude, página de um livro bom, ou de um(uns) filme(s) bom(bons)

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil